CURSOS DE CURTA DURaÇÃO

Neuroanatomia e Neuroimagem

O IMEB - Imagens Médicas de Brasília e o Instituto de Educação Superior IMEB-IES estarão realizando o Curso de Qualificação Profissional em Neuroanatomia e Neuroimagem.

Público Alvo:

Técnicos graduados em radiologia, Tecnólogos graduados em radiologia, graduandos do último ano de tecnologia em radiologia e biomédicos em radiologia.

Carga Horária:

16h online. Dias 27/03 e 10/04.

Conteúdo Programático

Imagenologia

Princípios básicos em interpretação de imagens de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

Neuroanatomia/ Neuroimagem

  • Estudo do Encéfalo, medula espinhal, neurônio e suas conexões, neuroglia e mielina, percepção sensorial e suas modalidades, coordenação do sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP), desenvolvimento do SNC.

  • Divisão macroscópica do encéfalo, encéfalo in Situ e meninges encefálicas, septos da dura-máter, espaços liquóricos e sua circulação, cisternas liquóricas. Órgãos circunventriculares e barreiras teciduais no encéfalo.

  • Vasos sanguíneos do encéfalo: Artérias e círculo arterial cerebral, trajeto superficial das artérias do telencéfalo, artérias do tronco encefálico, seios da dura-máter, veias superficiais e profundas do encéfalo, tronco encefálico e cerebelo.

  • Estudo do Telencéfalo: Visão geral, desenvolvimento e estruturas externas, organização funcional do córtex cerebral, áreas corticais no neocórtexal, alocortex (Hipocampo e corpo amigdaloide), substancia branca e núcleos de base.

  • Diencéfalo: Visão geral, estrutura externa e interna, regiões nucleares (tálamo, hipotálamo, hipófise, epitálamo e subtálamo).

  • Tronco encefálico, mesencéfalo, ponte e medula oblonga. Cerebelo e suas estruturas internas e externas, pedúnculos e tratos cerebelares anatomias funcional do cerebelo.

Investimento

R$ 397,00

Professor

Alonso Átila

Mestre em Política Públicas e Gestão da Educação Superior. Especialista em saúde pública. Professor convidado de pós-graduação lato sensu em TC e RM nas disciplinas de instrumentação em radiologia e imagenologia (FRT) e protocolos em neuroimagem e medicina interna (IMEB-IES). Atua em pesquisa nas áreas de Nutrição, Psiquiatria e Ressonância Magnética.

Clique aqui e garanta sua vaga.

Se preferir, faça sua inscrição pelo WhatsApp clicando aqui.