Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear é uma das áreas de grande desenvolvimento tecnológico no diagnóstico por imagens, utilizando a aplicação de raios gama integrado a uma plataforma computacional, ​utilizando quantidades mínimas de radiação, através de elementos conhecidos como radiofármacos, para realizar exames diagnósticos, tratamentos terapêuticos e auxiliar alguns procedimentos cirúrgicos.

 

A escolha correta dos protocolos de aquisição para a criação de imagens, tem impacto essencial no diagnóstico na Medicina Nuclear. Nesta técnica de diagnóstico, exige-se do profissional um perfil de competências baseado em conhecimentos complexos de física, anatomia seccional e de processamento digital de imagem.

Objetivo

  • Proporcionar o aprimoramento prático na realização de exames por Medicina Nuclear.

  • Proporcionar o aprimoramento profissional em Medicina Nuclear, dotado do instrumental necessário para a realização de exames de Medicina Nuclear.

  • Orientar o paciente quanto aos procedimentos de Medicina Nuclear, cuidados e preparo pré, durante e pós-exame.

  • Conhecer e aplicar os protocolos de aquisição em Medicina Nuclear para os diversos exames.

  • Aplicar o processamento digital das imagens de Medicina Nuclear.

Público Alvo

  • Profissionais de nível superior legalmente habilitados para a realização de exames de Medicina Nuclear.

Metodologia

O programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Nuclear do IMEB-IES possui como principal característica metodológica uma experiência prática qualificada, promovendo o acompanhamento das atividades da rotina do serviço Medicina Nuclear que instiguem a investigação e estimulem a capacidade crítica, assegurando atualização científica, formação geral e atendimento à demanda social. Além disso, o aprimorando também terá um conteúdo online para ser realizado e a participação de treinamentos e reuniões in loco.

Carga Horária Mínima: 120 horas

Infra-estrutura

Fundado em 1988, o IMEB – Imagens Médicas de Brasília é a principal clínica de diagnóstico por imagem e medicina nuclear do Distrito Federal,  com 8 unidades, mais de 65 convênios atendidos, certificação ISO 9001:2015 e Acreditação com excelência ONA nível 3.

 

Possui em seu parque tecnológico oito equipamentos de Ressonância Magnética (RM), quatro equipamentos de Tomografia Computadorizada (TC), além de equipamentos de Mamografia, Ultrassonografia, Densitometria Óssea e equipamentos de Medicina Nuclear. Realiza ainda procedimentos de mamários e terapias radioisotópicas, inclusive com suíte terapêutica. A clínica IMEB, Imagens Médicas de Brasília, possui vários campos de prática, com características variadas no tocante à rotina de trabalho, equipamentos instalados e pacientes atendidos.

Processo Seletivo

O processo seletivo para o curso de Aprimoramento em Medicina Nuclear será realizado através de edital.
 

Clique aqui para receber informações sobre o edital.